A IPSS – Florinhas do Vouga é uma Instituição Diocesana de Superior Interesse Social, fundada em 6 de Outubro de 1940 por iniciativa do Bispo D. João Evangelista de Lima Vidal, a quem se deve a criação de obras similares, as Florinhas da Rua em Lisboa e as Florinhas da Neve em Vila Real.

A Instituição desenvolve a sua intervenção na cidade de Aveiro, mais concretamente na freguesia da Glória, onde se situa um dos Bairros Sociais mais problemáticos da cidade (Bairro de Santiago), dando também resposta, sempre que necessário, às solicitações das freguesias limítrofes e outras, algumas delas fora do Concelho.

No desenvolvimento da sua actividade mantém com o CDSSS de Aveiro Acordos de Cooperação nas áreas da Infância e Juventude; População Idosa; Família e Comunidade e Toxicodependência.

É Entidade aderente do Núcleo Local de Inserção no âmbito do Rendimento Social de Inserção, parceira do CLAS, assumindo com os diferentes Organismos e Instituições uma parceria activa.

O desenvolvimento das respostas decorreu até Agosto de 2008 em equipamentos dispersos na freguesia da Glória e Vera Cruz, o que levou a Instituição a construir um edifício de raiz na freguesia da Glória, espaço onde passou a ter condições para concentrar parte das respostas que desenvolvia (nomeadamente Estabelecimento de Educação Pré-Escolar, CATL e SAD), assumir novas respostas (Creche), dar continuidade ao trabalho desenvolvido e garantir uma melhoria substancial na qualidade dos serviços prestados, encontrando-se neste momento num processo de implementação de Sistema de Gestão de Qualidade com vista à certificação.

A presença de famílias numerosas, multiproblemáticas, sem rendimentos de trabalho, quase que limitadas a rendimentos provenientes de prestações sociais, famílias com fortes vulnerabilidades, levaram a Instituição a ser mediadora no Programa Comunitário de Ajuda a Carenciados e a procurar sinergias capazes de optimizar os seus recursos existentes e dar resposta à emergência social, são exemplos disso a acção “Mercearia e Companhia”, que apoia mensalmente cerca de 200 famílias em géneros alimentares, vestuário e outros e a “Ceia com Calor” que distribui diariamente um suplemento alimentar aos Sem-abrigo de Aveiro.

É de salientar que as famílias que usufruem de Respostas Socais tipificadas, face às suas vulnerabilidades acabam por não conseguir assumir o pagamento das mensalidades mínimas que deveriam pagar pela prestação dos serviços que lhe são garantidos pela Instituição, o que exige um maior esforço por parte desta.

Em termos globais, a Instituição tem assumido uma estratégia de efectiva prevenção, promoção e inclusão da população alvo.


1940/1950
1940 – Bispo D. João Evangelista de Lima Vidal (primeiro Bispo de Aveiro) funda a IPSS Florinhas do Vouga
Fonte: Diário de Aveiro (18-05-2014)

6 de Outubro 1940 – Início do “Canteiro Florinhas do Vouga” “Foi com a maior pobreza – pode dizer-se do nada – que a Instituição nasceu, com o carinho dos
aveirenses, incluindo a ajuda e o interesse de sucessivos governadores civis do Distrito, de presidentes da Câmara Municipal de Aveiro, de várias empresas comerciais e industriais.” Monsenhor João Gaspar

1940 até à década de 1980 – a administração da Florinhas do Vouga esteve a cargo da Congregação “Criaditas dos Pobres”, irmãs pertencentes a uma Congregação Religiosa, fundada em Coimbra. A proteção concedida às crianças tornara-se a atividade mais importante da Obra.


23 de Novembro de 1946 – Elaboração dos primeiros estatutos do “Canteiro das Florinhas do Vouga” que foram submetidos por D. João Evangelista ao parecer do secretário do Governo Civil de Aveiro.

30 de Maio de 1964 – Procedeu-se ao reconhecimento civil e aprovação dos respetivos estatutos da Instituição, erigido pelo bispo D. Manuel de Almeida Trindade. Mais tarde, procedeu-se à revisão dos Estatutos assinada e aprovada pelo bispo de Aveiro em 24 de Maio de 1977.

1971 – A instituição instala se na Rua de Marques Gomes na freguesia da Vera Cruz, por motivo de obras na Sé de Aveiro. 1975 – Após 25 de Abril a casa Florinhas do Vouga foi modelo para as instituições que abriram em Aveiro e arredores no apoio à infância.
A partir de 1977 – A instituição passou a dar resposta a crianças de outras classes socioeconómicas.

1982 a 1993 – 1o presidente da instituição – Padre João Gonçalves Gaspar

1989 – Início das atividades com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP da resposta social Jardim de Infância e Atividades Tempos Livres da Marques Gomes.
– A congregação Criaditas dos Pobres deixaram a Direção e a administração das Florinhas do Vouga, ficando esta a cargo das irmãs do “Sagrado Coração de Maria”.

A partir da década de 1980 – Inicio da construção do Bairro de Santiago

1992 – Início de atividade da resposta social Jardim de Infância no Bairro de Santiago com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP.

12 de Maio de 1993 – Foi concedida a Medalha de Mérito Municipal à instituição.

9 de Novembro de 1993 – Padre João Gonçalves assume funções como presidente da Instituição.

1994 – Início da construção do edifício da instituição Domus Eclesiae.

1994 – Início de atividade da resposta social Centro de Dia, na altura designada por Centro de Convívio, destinado a pessoas com idade superior a 65 anos.

1995 – Início de atividade da resposta social Serviço Atendimento e Acompanhamento Social. Neste mesmo ano adesão ao Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC).

1995 – Inicio do Projeto “Continuar…Santiago/ Griné”, promovido pela CMA, sendo a instituição entidade executora. Criado a pensar na população infantil e juvenil, abrangia os jovens dos bairros sociais de Santiago e Griné. Este projeto desenvolvia-se em 4 áreas fundamentais: ao nível familiar, população juvenil, população infantil e atendimento social e psicológico.

1995 – Florinhas do Vouga com o apoio de donativos adquirem o espaço do 45 no Bairro de Santiago (SAAS), a Casa de Acolhimento, a Cozinha Social e Centro de Dia ao Instituto de Gestão de Habitação e Administração Pública.

23 de Maio de 1997 – Inauguração do Salão D. João Evangelista de Lima Vidal. 1997 – Inicio de atividade da resposta social Meninarte.

1997 – Inicio de atividade da resposta social Cozinha Social, atualmente designado Refeitório Social.

1999 – Início de atividade da resposta social Atividades de Tempos Livres (ATL) em Santiago com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP.

Junho de 2000 – Florinhas do Vouga foi oficialmente considerada Instituição de Superior Interesse Social.

2000 – Inicio de atividade da resposta social Equipa de Intervenção Direta.

2000 – Surgimento do Projeto musical B.A.R. (Brigada Anti Racismo) como uma das ações do Projeto “Construindo o futuro com Ritmo” que surgiu de uma candidatura ao Projeto Vida, que consistia em sensibilizar e prevenir comportamentos desviantes no âmbito da toxicodependência.

2001 – Surgimento do Rendimento Mínimo Garantido (atual Rendimento Social de Inserção) sendo a instituição projeto-piloto desta medida no Bairro Santiago.

2002 a 2005 – “Oficina de Desporto” atividade em parceria com a CMA que previa o ensino de educação física em todas as escolas do 1o CEB e proporcionava às crianças do Bairro de Santiago o acesso a desportos em que os mais aptos eram encaminhados para clubes federados.

2004 – Inicio de atividade da resposta social Serviço de Apoio Domiciliário 2004 – Início das atividades do “Laboratório de Saberes”, como uma ação integrada no Meninarte.

19 de Julho de 2005 – Criação da Liga de Amigos, com a finalidade de agregar pessoas individuais e colectivas, para colaborar na prossecução das actividades da Instituição, quer através de contribuições pecuniárias, quer através de trabalho voluntário, promovendo um calendário de actividades sócio- culturais e caritativas, dentro do espírito da mesma Instituição. Os membros da Liga podem ser beneméritos (pessoas que prestem serviços relevantes ou contribuições avultadas), subscritores (pessoas que pedem a sua admissão) e voluntários (membros subscritores que, além disso, colaboram em regime de voluntariado.

2007 – Início do projeto de voluntariado “Ceia com Calor”.

2008 – Primeira participação da instituição com equipa formada, no Projeto de integração social “Futebol de Rua”, promovido pela Associação Cais.

2008 – Início de atividade do Projeto Giros.

2008 – Inauguração do novo edifício sede – Domus Eclesiae

2009 – Início do programa “Mercearia e Companhia”, que consiste na entrega de géneros alimentares a famílias carenciadas com géneros doados por empresas, particulares, Banco Alimentar contra a Fome e outros.

2010 – Equipa das Florinhas do Vouga/ Rede Social vence 1o torneio distrital de futebol de rua.

2011 e 2012 – Equipa das Florinhas do Vouga/ Rede Social campeã nacional de futebol de rua.

2010 – Projecto de voluntariado “Ceia com Calor” recebe o Troféu Português de Voluntariado.

2015 – 29 Abril 2015 a instituição recebe, pela mão do Sr. Presidente da Republica Portuguesa, Dr. Aníbal Cavaco Silva, o título de Membro Honorário da ordem do Mérito no contexto do Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações.