O que é:

O Programa ECO-ESCOLAS é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul e destina-se a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior). A sua metodologia inspira-se nos princípios da Agenda 21 local e visa promover a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Ao longo de cada ano letivo, as Escolas e Instituições são desafiadas a trabalhar com as crianças e comunidade educativa as seguintes temáticas: resíduos, água, energia, espaços exteriores, mobilidade/transportes, ruído, biodiversidade, agricultura biológica, floresta, mar, alterações climáticas e alimentação saudável.

A Metodologia do ECO-ESCOLAS implica 7 passos:

  1. Conselho ECO-ESCOLA (quem; quando reúnem; etc.);
  2. Auditoria Ambiental (levantamento da situação ambiental da escola);
  3. Plano de Ação (medidas a implementar: como, quando, que atividades);
  4. Monitorização e avaliação (reformular e adaptar o plano);
  5. Trabalho Curricular (inserir nas atividades letivas);
  6. Informação e Envolvimento da escola e da Comunidade (divulgação das ações; organização de eventos; dias especiais; comunicação social);
  7. Eco-Código (elaboração de um código de conduta).

Histórico

A IPSS Florinhas do Vouga participou neste Programa pela primeira vez no ano letivo de 2015/2016 e foi galardoada com a bandeira verde reconhecendo o trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade. Todo o trabalho de planeamento, implementação e avaliação foi dirigido pelo Conselho ECO-ESCOLAS constituído por crianças representantes de cada sala do pré-escolar e do ATL da IPSS Florinhas do Vouga, por representantes dos encarregados de educação, das Educadores de Infância, do órgão de gestão, do pessoal não docente, da Autarquia e da Junta de Freguesia, contando com a supervisão e avaliação da ABAE com o apoio da Comissão Nacional ECO-ESCOLAS e do município de Aveiro.

Pelo segundo ano consecutivo, a IPSS foi galardoada novamente com a bandeira verde pelo trabalho desenvolvido no ano letivo 2016/2017.