O D’ARTE nasceu da congregação de vontades e propósitos comuns entre a IPSS Florinhas do Vouga e a Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian (CMACG) e pretende criar redes de interesses e competências para envolver, unir e aproximar comunidades (grupos transversais), combinando práticas artísticas comunitárias integradas num processo coletivo e criativo que promova diferentes níveis de participação e inspire a identidade humana capaz de fomentar o empoderamento e a coesão social, de forma a provocar a democratização cultural de Aveiro.
Trata-se de um projeto artístico a ser desenvolvido “na, para, com” e pela comunidade. Visa promover as artes, nomeadamente as artes plásticas, a música (canto e instrumentos) e o teatro, em prol do desenvolvimento humano e do sentido de pertença e identidade social, centrando-se na desmistificação e inclusão no Bairro Social de Santiago que será o palco do produto artístico – uma Ópera de Rua – desenvolvido através de práticas artísticas comunitárias.
Este projeto conta com a participação de colaboradores e utentes das várias respostas sociais da Instituição. Desde Maio de 2016 que têm sido dinamizadas oficinas de práticas artísticas comunitárias.