22018Mai
Viver a Saudade

Viver a Saudade

O que andam os nossos idosos a fazer????
O Centro de Dia/ Centro de Atividades Intergeracional, vem por este meio partilhar algumas das atividades que tem realizado no âmbito do Projeto “Viver a Saudade”.

Rota das Padeiras (12.03.2018) – esta visita permitiu que os idosos recordassem a antiga e famosa arte do Pão de Vale de Ílhavo, assim partilharam várias histórias e recordaram outros tempo.

Quinta de São Francisco (20.03.2018) – Actualmente a Quinta de São Francisco é o espaço da RAIZ que gentilmente cedeu ao nosso pedido. A visita à Quinta surgiu a partir da Saudade da utente Fátima Ferreira que trabalhou durante muitos anos na mesma. Proporcionámos a visita a todo o grupo e foi bastante positiva a partilha de histórias e de conhecimento.

Exposição Fascínio da Matéria (27.03.2018) – A Vista Alegre é uma marca na vida de todos os aveireses, durante a visita muitas das nossas idosas recordavam dizendo “antigamente era obrigatório numa casa ter um serviço da vista alegre”, ficaram muito fascinadas com todo o trabalho desenvolvido numa peça.

“Historias de Aveiro” (03.04.2018) – Projeto de alunas da Universidade de Aveiro, que através do encontro intergeracional, querem criar uma história sobre Aveiro e para tal contam com a ajuda dos nossos idosos e das nossas crianças da sala amarela.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima (05.04.2018) – Este já era um desejo partilhado por alguns dos nossos idosos já à algum tempo. Proporcionar o contacto com a fé e proporcionar o contacto com um local que apesar de diferente diz muito aos nossos idosos, onde cada um à sua maneira já fez momentos de reflexão, de crença e união entre família e amigos.

A publicidade (12.04.2018) – Tendo em conta o mote da saudade e das recordações, proporcionámos aos idosos o contacto com publicidade antiga, através de uma coleção de revistas e também através do youtube, conforme as suas sugestões de pesquisa.

Baile da Primavera na Turol (12.04.2018) – Esta é uma atividade ansiosamente aguardada pelos nossos idosos, pois gostam do convívio, do ambiente, da música e claro de dançar. Dizem eles que a dançar as dores acabam por ser menores.