O Projeto CHEZ FLORINHAS nasceu da parceria com a Loja Jumbo de Aveiro e foi financiado pela Fundação Auchan para a Juventude. Este Projeto tem como objetivos: 1) promover a literacia alimentar, nutricional e ambiental das crianças e jovens e aumentar as suas “food skills” (competências alimentares) ao nível da segurança alimentar, consumo consciente e responsável, rotulagem, preparação e confeção de alimentos saudáveis (redução da adição de sal e açúcar), através de workshops com os colaboradores da Loja Jumbo de Aveiro, de oficinas intergeracionais, dos Guias Jumbo e do Clube Rik&Rok; 2) requalificar parte das instalações do Refeitório social onde decorrem os workshops de alimentação saudável, de modo a garantir melhores condições de segurança alimentar e conforto.

Para o efeito, propõe-se a: 1) dinamizar oficinas/workshops com os colaboradores da Loja Jumbo de Aveiro para crianças, jovens e grupos vulneráveis, incidindo sobre temas tão diversos como: a nutrição, necessidades energéticas e nutricionais; a segurança alimentar; a rotulagem e informação nutricional; a alimentação e nutrição na promoção da saúde e prevenção da doença; consumo consciente e responsável (capacidade crítica na escolha e aquisição); refeições saudáveis e económicas (selecionar/escolher, preparar, confecionar alimentos e refeições); desperdício alimentar (utilizar sobras de alimentos, saber substituir ingredientes); estilos de vida saudáveis. 2) promover oficinas intergeracionais (entre crianças, jovens, pessoas da comunidade e utentes da Instituição) onde serão recuperados saberes e sabores tradicionais, com o objetivo de valorizar o conhecimento das pessoas da comunidade e de transmitir esse legado cultural e gastronómico para as gerações mais novas.

As ações do Projeto decorrem no Refeitório Social que foi requalificado ao abrigo deste Projeto. A cor, a textura, os cheiros e os sabores dos alimentos serão o mote para estimular a criatividade dos participantes e fomentar a solidariedade entre as pessoas de diferentes idades e contextos socioeconómicos. Com este Projeto pretende-se criar um espaço capaz de nutrir as relações interpessoais, sustentadas no convívio, na partilha de sonhos, ideias e competências.