132022Set

Sala Arco-Íris do Pré-Escolar

No ano letivo 2019, as crianças da Sala Arco-Íris do Pré-Escolar decidiram analisar a saúde do seu ecossistema: a nível micro, a saúde individual/corpo humano, a nível meso a saúde das casas e a nível macro a cidade de Aveiro. Neste âmbito, avaliaram a saúde de 6 parques infantis da cidade. Para o efeito, definiram critérios significativos para si (ex. existência de WC, bebedouros, caixotes do lixo, estado da pintura, dos equipamentos e do pavimento), criaram tabelas e avaliaram cada Parque Infantil com um sistema de smiles. Recolheram o lixo no interior dos Parques e pesaram-no, avaliando a quantidade de lixo presente em cada Parque e atribuíram uma classificação final, criando um pódio para os vencedores do 1º, 2º e 3º lugar. Sistematizado este trabalho, as crianças apresentaram-no a vários decisores locais de Aveiro: Direção da Instituição, Câmara Municipal, Universidade de Aveiro, Media local e Centro Comercial Fórum.

Passados 3 anos, este trabalho continua a inspirar outros profissionais e decisores, pois será agora apresentado em Dublin, na 10th Child in the City World Conference, que irá decorrer entre os dias 5 e 7 de Outubro.

A IPSS Florinhas do Vouga orgulha-se do trabalho realizado pelas crianças e equipa educativa da Sala Arco-Íris e pela representação como oradora na Conferência da Educadora Jacinta Gomes.

https://www.childinthecity.org/2022-conference/parallel-session-3-4/

link da conferência: https://www.facebook.com/childinthecity